11 de agosto de 2009

Em viagem a Ouro Preto pude visitar o Museu Casa Guignard e assim conhecer um pouco da vida e obra desse artista, cujo nome completo é Alberto da Veiga Guignard. O local foi mesmo a casa do artista no período em que morou na cidade.

Existe um projeto de digitalização e catalogação de suas obras, o Projeto Guignard, onde é possível conhecer e pesquisar um grande acervo que já está disponível no site. O projeto ainda se encontra inacabado.

Pequena biografia extraída do site do Projeto Guignard:

"Alberto da Veiga Guignard nasceu em Nova Friburgo, RJ, em 1896 e morreu em Belo Horizonte, em 1962. Velado no Palácio da Liberdade, seu corpo foi sepultado no Cemitério de São Francisco de Assis, em Ouro Preto, cidade à qual dedicou grande parte de sua vida e obra.

Guignard estudou na Europa e, na década de 30, atuou intensamente no Rio de Janeiro. Em 1944, convidado pelo então prefeito Juscelino Kubitschek, criou, em Belo Horizonte, a Escola que hoje tem o seu nome e pertence ao Governo do Estado.

Mudou, assim, as perspectivas da criação artística em Minas.

É considerado um dos maiores pintores e desenhistas brasileiros do século XX. Encantado pela paisagem das cidades históricas de Minas, especialmente Ouro Preto, mitificou o tema numa obra que se impôs ao respeito e à admiração do Brasil."

10 de agosto de 2009

Kunst Ja


Assistindo uma animação bonitinha sobre arte chamada "KunstBar" indicação de um amigo de um amigo, descobri duas coisas! Primeiro, que kunst é arte em alemão, portanto o filminho em minha tradução livre, chama-se "bar das artes". Depois, brincando de adivinhar o nome das obras e dos artistas que recheiam o vídeo, finalmente descobri o nome dA artista que criou aquelas aranhas gigantes que vi por Tokyo, Londres e São Paulo... E o nome dela é : Louise Bourgeois!! Que é uma artista francesa, vivinha da silva e quase completando o seu centenário.

Será que estou mesmo certa? Alguém conhece mais algum artista que faz esculturas de aranhas gigantes??

Pra mim a primeira vista as esculturas são pavorosas, como que saídas de um pesadelo ou filme de terror. Imagine deparar-se com uma aranha superdesenvolvida! Mas depois de chegar mais perto, andar por debaixo dela, passa-se a uma experiência completamente diferente, para mim lúdica, como se entrássemos em um cenário de filme! Pra quem não tem nada contra aranhas melhor ainda, porque passa direto para a fase divertida. : )


" The purpose of the pieces are to express emotions. My emotions are innapropriate to my size, my emotions are my demon... (Her work represents) not the emotions themselves it's the intention of the emotions. There are too much for me to handle that's why I transfer them. I transfer the energy into sculpture. This apply to everything I do. It has nothing to do with the craft. It has nothing to do with how to manage the materials... The subject of the artists are the emotions and the ideas. Both."

*ps: Um dia ainda colocarei minhas próprias fotos !!

3 de agosto de 2009

Inhotim

Hélio Oiticica, Invenção da cor, Penetrável Magic Square # 5, De Luxe, 1977, foto: Carol Reis

É um museu dentro de um parque ambiental, com obras a céu aberto perto de Belo Horizonte, numa cidadezinha chamada Brumadinho.

Seu acervo inclui obras contemporâneas de artistas nacionais e estrangeiros de produção na década de 60 até os anos mais atuais. O museu foi inaugurado em 2005, mas a coleção foi iniciada desde os anos 80.

Preciso visitá-lo na minha próxima visita a Minas Gerais!!