24 de março de 2008

Visita ao Instituto Tomie Ohtake

O espaço criado para abrigar tendências nacionais e internacionais de expressões artísticas contemporâneas foi inaugurados em novembro de 2001. Possui salas de exposições, seminários, cursos, além de lojas, restaurante, instalado num complexo empresarial. Existe também projetos para a construção de teatros e cinema. O passeio foi mais para ver uma exposição de fotografia do Cristiano Mascaro (1944), mas aproveitamos para também apreciar os trabalhos de Dudi Maia Rosa e as gravuras de Anna Letycia.

Sobre o primeiro, fotógrafo e arquiteto de formação (FAU- USP) que trabalha com fotografia desde fins da década de 60, a exposição Todos os Olhares tenta mostrar um panorama do conjunto dos seus trabalhos de 1980 até 2008. Mas Mascaro se
 especializou em fotos urbanas, das cidades e suas arquiteturas contemporâneas aos patrimônios históricos. Observando os detalhes dos edifícios, a composição e texturas, fazendo suas interpretações poéticas sobre os objetos fotografados, preferencialmente em preto e
 branco.

Em Gravuras de Anna Letycia (1929) o que se propõe é um passeio por entre suas obras da primeira fase do figuratismo, que foi passando por transformações chegando ao abstracionismo, aprimorando seu domínio técnico e estético e renovando suas inspirações.


Eu Sou Um Outro de Dudi Maia Rosa (1946), é uma exposição de vinte e duas pinturas, sem título, feitas durante o ano de 2007, de 200cm X 200cm usando resina de poliéster pigmentada sobre fibra de fibro como suporte para as pinturas. Desde meados da década de 80, o artista troca os pincéis, tinta e tela por esses novos materiais.


Nenhum comentário: