Dois artistas me chamaram a atenção na exposição China: CONSTRUÇÃO - DESCONSTRUÇÃO que acontece no MASP. São ao todo 45 obras de 16 artistas chineses.
Um deles é o fotógrafo Wang Qingsong, constrói cenários e produz fotos de teor crítico, em relação ao consumismo, ao capitalismo disfarçado, e os males da sociedade em geral. Atola o pé na estética kitsch.
Outro artista é Xiong Yu. "Pintor de formação clássica pode se libertar do realismo social para criar uma linguagem artística própria respaldada em seres provenientes de um universo surreal. Estas criaturas surgem de seu imaginário como andrógenos e mais recentemente como caracteres do zodíaco a fortalecer e ressaltar a crença do povo chinês. Os protagonistas emergem repletos de simbologia, leveza e metáforas, dando visão à individualidade espiritual da sociedade, a qual se viu por décadas presa em estereótipos de poder, a demarcar o comportamento humano sem criar vazios para o imaginário. Esse ressurge na obra de Xiong Yu como um ser autônomo e onipresente". (Não me recordo a fonte!! Foi mal...)
Nenhum comentário:
Postar um comentário