19 de outubro de 2007

Britto no Metrô

A menos de um mês atrás passeando pela Oscar Freire passei na frente da galeria do Romero Britto. E ontem quando entrei no metrô Clínicas dei de cara mais uma vez com as obras desse artista, que fazem parte de uma exposição no espaço da estação. E lá, claro que eu não podia deixar de parar nem que fossem apenas uns minutos para apreciar as suas 16 pinturas. Exposições em espaços públicos são mesmo uma coisa maravilhosa!!

Bom, não sou nenhuma fã do seu trabalho, mas não tem como ignorar o seu sucesso!! Nascido em Recife, numa família de origem simples, esse pop artista com influências do cubismo já completou vinte anos de carreira de fama reconhecida internacionalmente. Envolvido em vários projetos artísticos e sociais está super em evidência no momento. É um artista bem comercial, e sua paixão e dedicação pelas artes são inspiradoras.

Com suas obras multicoloridas, sempre alto- astral, e de composição extremamente harmoniosa, o artista usa e abusa da simplicidade e da alegria com o intuito de tornar suas obras acessíveis a todos. Podendo ser apreciadas tanto por crianças quanto adultos de idade mais avançada, conforme idealiza o artista.

Faz também refências utilizando o recurso das releituras de obras renomadas, reforçando seu popartismo como por exemplo a Mona Lisa do Leonardo da Vinci, Os Girassóis de Van Gogh, Abaporu de Tarsila do Amaral e Wham! de Roy Lichtenstein.

Em seu site oficial achei legal os vídeos, em especial o terceiro. A desenvoltura com que o artista finaliza uma de suas obras é delicioso de se ver!!

Nenhum comentário: