27 de maio de 2008

Nova Objetividade Brasileira (1967)- Parte 2: Lygias e contexto

LYGIA PAPE, (1927-2004), escultora, gravadora e cineasta. E LYGIA CLARK, (1920- 1988), pintora e escultora. Ambas participaram da primeira exposição em 1954 do Grupo Frente, com influências do construtivismo russo, liderados pelo artista carioca Ivan Serpa (1923-1973).

Ainda sobre o Grupo Frente, esse movimento tinha como característica possuir diferentes estilos
sendo o elo de união entre seus integrantes a rejeição à pintura modernista brasileira de caráter figurativo e nacionalista, optando pelo abstração geométrica. Helio Oiticica une-se depois aos fundadores do grupo.

A Exposição Nacional de Arte Concreta em 1956, organizado pelos artistas concretos de São Paulo (Grupo Ruptura) e participação dos cariocas (Grupo Frente) ressalta as evidentes diferenças entre esses dois núcleos, dando início a uma nova fase da arte concreta brasileira. O crítico Mário Pedrosa (1900-1981) - que em 1949 escreve tese pioneira sobre a relação entre arte e psicologia da gestalt, que muito alimenta os artistas concretos - publica artigo sobre a exposição e observa a diferença entre paulistas, que seriam mais teóricos e dogmáticos, e cariocas, intuitivos e empíricos.

Após a mostra, o Grupo Frente simultaneamente rompe com os artistas de São Paulo e começa a se desintegrar. Dois anos depois, alguns de seus integrantes iriam se agrupar para iniciar o Movimento Neoconcreto um dos mais significativos da arte brasileira. Em 1959 os artistas cariocas que romperam com o concretismo publicando o Manifesto Neoconcreto, realizam a 1ª Exposição de Arte Neoconcreta no MAM/RJ.

No Manifesto Neoconcreto,
os signatários colocam-se contra a exacerbação racionalista a que os concretistas haviam levado sua obra. Defendem a introdução da expressão na obra de arte, rejeitando o primado da razão sobre a sensibilidade. A dissolução do grupo se deu em 1961.

Em 1967, as artistas (Lygia Pape e Lygia Clark) participam da exposição e movimento Nova Objetividade Brasileira.

Trechos reescritos ou retirados da Enciclopédia Itaú Cultural.
Site bacana que fala Grupo Frente do MAC:
http://www.mac.usp.br/projetos/seculoxx/modulo3/frente/index.html.
Um site bem completo sobre a Lygia Pape: http://www.lygiapape.org.br/lygia_pape.php


Nenhum comentário: