10 de novembro de 2007

Principais tipos de gravura

Os diferentes nomes são dados de acordo com o material utilizado para a matriz, a ferramenta ou técnica empregada. A partir dessa matriz o desenho pode ser reproduzido diversas vezes e normalmente o artista assina e enumera as cópias.

Xilogravura: É a técnica da gravura em madeira com a ajuda de um instrumento cortante. A tinta é passada sobre o desenho e o resultado é a impressão da parte em relevo no papel ou tecido, como se fosse um carimbo.

As gravuras japonesas à partir de 1860, ficaram famosas no ocidente inspirando muitos artistas do impressionismo europeu, e também no art noveau e cubismo.

foto: Toshusai Sharaku- Otani Oniji, 1794.

Litografia: O desenho é feito sobre uma base, geralmente calcária (pedra), com um material gorduroso que é fixado com produtos químicos. A tinta utilizada é gordurosa e adere somente no desenho, sendo a impressão da imagem obtida através de uma prensa própria que desliza sobre o papel. A mesma técnica está sendo utilizada com chapas de plástico e metal.

A litografia passou a ser largamente usado para fins comerciais. Sendo que para os trabalhos coloridos cada cor corresponde a uma diferente matriz.

foto: Toulouse-Lautrec, Moulin Rouge-La Goulue. Sec. XIX.

Calcografia: É a arte de gravar em metal. Possui várias técnicas que podem ser juntamente utilizadas para a criação da obra.

foto: Remembrant, Las Tres Cruces. Água- forte.


















Água- forte:
Após recobrir a chapa
com um verniz protetor, o artista faz o desenho com um instrumento metálico pontiagudo e utiliza- se ácido nítrico para corroer o metal (ferro, cobre, latão ou zinco). Dessa forma o desenho aparece quando o verniz for retirado e define os sulcos
onde a tinta será colocada para a impressão.

Buril ou Talho- doce: O desenho é entalhado diretamente na chapa metálica através de incisões feitas por ferramentas de aço. É a mais antiga técnica de calcografia.

Ponta- seca: Estilete de aço temperado, cilíndrico ou quadrado, preso a um bastonete cilíndrico de madeira, semelhante a um lápis ou lapiseira.
Água- tinta: A placa é pulverizada com algum tipo de resina e às vezes também à outros materias como açúcar, sal ou areia. Depois é aquecida de forma que a mistura se funda na placa, exercendo a mesma função do verniz, porém criando um outro tipo de textura quando mergulhada na substância química corrosiva.

Serigrafia ou Silkscreen: Técnica de impressão da gravura que reproduz desenhos de cores planas através de uma armação de madeira e tela feita de tecido de seda, náilon ou rede metálica, sobre uma base que pode ser de papel, tecido, metal ou outros. O processo se dá a partir da aplicação de tinta sobre partes permeáveis e impermeáveis da tela, que a filtra formando o desenho a ser impresso. O termo sinônimo silkscreen é normalmente utilizado num contexto comercial.

Fonte: Enciclopédia Itaú Cultural

10 comentários:

Anônimo disse...

oi bananinha

Anônimo disse...

muito obrigado itaú isso me ajudou na lição de ARTES...

Anônimo disse...

Agradeço imensamente as informações, texto extremamente bom

Anônimo disse...

kkk, eu pedi os tipos de xologravura somente isso...

Anônimo disse...

kkk, eu pedi os tipos de xologravura somente isso...

Anônimo disse...

Se fode

Anônimo disse...

Muito obrigado. Vcs são 10000000000000000❤️❤️❤️

Anônimo disse...

eu queria saber quais são as quatro formas de gravura !! :\

evilyn nery disse...

não me ajudo muito mais.... tudo bem ;-; manoooooooooooooooooooooooooooooooooo eu sou muito burra

evilyn nery disse...
Este comentário foi removido pelo autor.